30 de agosto de 2012
Disciplina
Eu sou muito fã do Ricardo Jordão da BIZ. Me identifico com muitas coisas que ele escreve.
Hoje eu peguei no BLOG dele um texto sobre a disciplina de vendas que achei fantático. Eu não pratico os 4 pontos que ele fala, mas é algo pra me lembrar da importância e me cobrar para fazer ! ! !
DISCIPLINA, NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!
Enquanto o resto dos funcionários recebe um "coaching gerencial" através do chicote e do controle, o Vendedor tem que ser o seu próprio coaching e guru. 
Mas o esforço compensa. 
O vendedor que se torna um MESTRE JEDI nas quatro habilidades abaixo, traz MUITO MAIS RESULTADOS para si mesmo e para a empresa do que todo o resto da equipe.
Existem algumas habilidades de vendas que se praticadas consistentemente pelo vendedor podem transformar os seus resultados radicalmente.
São elas:
1. A Habilidade de Prospecção. Todo vendedor FODÁSTICO que eu conheço tem metas diárias de prospecção. O cara não fica reclamando de falta de clientes ou falta de iniciativa da empresa para gerar negócios. O cara transforma os leads fracos que a empresa recebe em oportunidades de vendas ao consistentemente contatar os clientes diariamente. RECOMENDAÇÃO: escolha um determinado período do dia, cedo pela manhã, horário de almoço ou final de tarde, e faça o seu trabalho de prospecção; defina uma meta de contatos, tipo 10 por dia, e faça as ligações baseadas em um script pré-preparado por você mesmo. Ligue para clientes ativos para falar de novos negócios, para clientes inativos para reativar relacionamento, ou para novos negócios levantados via redes sociais ou eventos.
2. A Habilidade da Provocação. Vamos encarar a realidade, o seu cliente potencial não precisa de uma nova agência de propaganda, ele já tem e dele, e por pior que ela seja, dá trabalho trocar. Ninguém vai retornar as suas ligações na data prometida e nem ler o maldito folheto corporativo da sua empresa que você acaba de enviar.  RECOMENDAÇÃO: O vendedor PRECISA aprender como funciona o processo de compras do cliente, identificar as objeções da compra, e criar um sistema de envio de informações que ajuda o cliente a decidir e influenciar os outros influenciadores. Inicialmente eu recomendo a você que envie a cada 7 dias uma nova informação que ajuda o cliente a comprar
3. A Habilidade do Follow-up. A grande maioria dos vendedores DESISTE de contatar o cliente depois que o entusiasmo inicial demonstrado passa. E o entusiasmo inicial demonstrado pelo cliente na primeira reunião SEMPRE passa. Isso acontece porque o cliente potencial tem outras coisas para fazer quando chega na mesa dele. Ele simplesmente não consegue tocar todos os projetos que deseja em frente. RECOMENDAÇÃO: Se o cliente demonstrou entusiasmo pelo projeto na primeira reunião, não desista. Não desista jamais. Não desista até que o cliente mande você para o inferno. (Mas ele tem que mandar mesmo). Use um software de CRM para lembra-lo das tarefas, e faça o devido acompanhamento. O cliente ficará impressionado com a sua capacidade de retornar contatos, e você será percebido como um profissional de valor.
4. A Habilidade de Fazer um Upgrade em si Mesmo. 80% dos vendedores que fazem o curso de vendas da BIZ só fazem porque a empresa paga o curso. Apenas 20% paga do próprio bolso. RECOMENDAÇÃO: A profissão de vendas tem uma série de habilidades para serem desenvolvidas e melhoradas. Prospecção, Provocação, Liderança, Apresentações de Vendas, Negociação e Tecnologia são algumas delas. Os melhores vendedores que eu conheço lêem livros, escrevem artigos e fazem palestras. Comprometa-se com a disciplina de ler X páginas por dia, participar de X treinamentos de produtos e técnicas de vendas por mês e muito mais. Comprometa-se em melhorar como pessoa. Nada menos que isso interessa.
O quanto EXCELENTE e CONSISTENTE você é na Habilidade de Prospecção?
O quanto EXCELENTE e CONSISTENTE você é na Habilidade de Provocar o cliente a comprar?
O quanto EXCELENTE e CONSISTENTE você é na Habilidade de dar continuidade nos negócios?
O quanto EXCELENTE e CONSISTENTE você é na Habilidade de melhorar como profissional?
Faça uma escolha, e vamos prás cabeças!
28 de agosto de 2012
Retomando os trabalhos
É preciso recomeçar ! Escrever esse BLOG é mais do que um treino e uma aprendizagem, é a rotina de buscar informação, é ficar conectado com muitas coisas, é falar um pouco de mim pro mundo e é sem dúvida nenhuma a melhor forma de deixar registrado as marcas de um tempo......
Quando comecei esse BLOG eu falava muito do nascimento da minha filha de tudo que aquela novidade ia trazer para minha vida. Quase 4 anos depois vejo que muito mais do que alegrias, a Maria Luiza trouxe ensinamentos. Estamos aprendendo a duras penas como é cuidar de alguém, como dar carinho e ensinar, a se comover com um obrigado e a chorar depois de ter dado uma bronca.
Minha vida profissional e pessoal mudou muito do dia do primeiro POST até hoje. Não tenho mais um porto seguro profissional e o momento é de mar agitado, mas aprendi a viver no mar, não sofro com o medo do inserto, mas ainda não consegui me fixar na outra margem.
Meu correspondente internacional, voltou para o Brasil e juntos trabalhamos por um tempo.
A minha ansiedade e inquietação por algo novo e melhor tem batido muito forte dentro de mim, estou aprendendo a transformar esta energia em força, para que na hora certa ela seja usada de forma certa.
Agora que já esta registrado esse recomeço é por a mão na lata de tinta e começar a pintar a historia neste bloquinho.
Assinar:
Comentários (Atom)

